Consumo Consciente, já ouviu falar?




Resultado de imagem para consumo consciente

Olá pessoal, tudo bem com vocês?



Hoje eu vou falar de um assunto que vem ganhando espaço nas mídias sociais!!



Com o crescimento das indústrias e tecnologias no mundo todo, cresceu também a quantidade e variedade de produtos disponíveis no mercado.

De certa forma é um ciclo vicioso, que gera um consumo excessivo!

Porque eu chamo de ciclo vicioso? Simples.
As empresas lançam novidades em um espaço cada vez menor de tempo despertando em nós, consumidores, o desejo de "ter" sempre o último modelo. Por exemplo: trocar o celular que tem apenas 3 meses de uso por um mais moderno, ou comprar uma calça jeans nova porque as outras 6 que estão no guarda roupas já saíram de moda!Como nós compramos, eles continuam produzindo mais e mais em menos tempo, e nós comprando mais e mais coisas, muitas vezes desnecessárias.


Pra todo lado que se olha, só o que vemos é compre, compre, compre,..... 

"- A Theresa, mas qual o problema de comprar? Eu trabalho, ganho meu próprio dinheiro, gasto com o que eu quiser!" 

Sim! Está certo! Mas ai eu te pergunto o seguinte: Pra onde vai tanta coisa quando "não servem mais pra uso"? 

Pois é, vai tudo pro lixo que cada vez mais polui, agride e maltrata o meio ambiente!! Quanto mais consumimos mais lixo descartamos, e pra piorar, a grande maioria não tem a consciência de selecionar o que pode ser reciclado, ou ainda, sequer jogar o lixo no lixo!!

Resultado de imagem para poluição



Acredito que todo mundo já percebeu que nosso planeta está totalmente desequilibrado, o clima instável, animais e plantas em extinção, falta d'água...






Mas apesar de tudo isso, pra nossa felicidade algumas pessoas ainda se preocupam com o meio ambiente e sua preservação, e iniciaram o movimento de Consumo Consciente! 

É bem simples entender, o objetivo é incentivar as pessoas a consumirem menos e melhor!
Levá-las a pensar e analisar fatores antes de comprar um produto como qualidade e durabilidade, se é um produto considerado "modismo" que logo logo ninguém mais vai usar ou se é um produto atemporal que poderá ser usado mesmo daqui alguns anos!

Comprar um produto de melhor qualidade e que seja atemporal, evita que tenhamos que gastar uma segunda vez em um curto espaço de tempo, em consequência diminuímos a quantidade de lixo descartado, e além de preservar o planeta, preservamos também nosso bolso, e muitas vezes ate nossa saúde! Mas isso já é assunto pra um outro dia!!


Bem pessoal, era isso que eu queria trazer pra vocês hoje, um tema para refletirmos e quem sabe mudar nossa forma de consumir a partir de agora!! Se gostaram do tema e querem saber mais, deixem um comentário aqui ok!

Um abraço de urso e até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário